Limpeza no local, ou CIP, refere-se a todos os sistemas mecânicos e químicos necessários para limpar o equipamento. Seja após uma execução de processamento que produziu incrustação e desgaste normais, ou ao alternar uma linha de processamento de uma receita para outra.
A limpeza é uma parte integrada de todo o ciclo de produção. E deve ser muito bem dimensionada. Pensar no processo implica em considerar a condição de CIP. Uma limpeza bem-sucedida entre as execuções de produção evita contaminação e produtos que não atendem aos padrões de qualidade.
A intensidade de limpeza depende do tipo de alimento que foi produzido e em quais condições. O CIP eficiente dependerá do seu conhecimento de como os processos mecânicos, térmicos e químicos funcionam em diferentes tipos de sujeira. Também dependerá do seu conhecimento de como os ácidos e detergentes afetam diferentes tipos de sujeira e como otimizar sua interação.
Tempo e temperatura de produção e composição do produto afetam a intensidade do CIP. Quando maior o tempo e a temperatura de processo maior incrustação. Quanto a composição, produtos com componentes insolúveis em água são mais difíceis de serem removidos.
Para limpeza dos componentes insolúveis principalmente, os detergentes são utilizados. Normalmente detergentes de limpeza alcalinos removem componentes orgânicos e ácidos, inorgânicos.
No CIP, o equipamento não é desmontado, mas é limpo na mesma configuração em que foi usado durante a produção. O líquido de limpeza é então circulado pelo equipamento em um circuito de limpeza.
Imagem de uma central CIP.
Há duas maneiras de executar o CIP:
Alguns fatores são importantes para determinar a eficácia da limpeza: velocidade do CIP, químicos, temperatura, tempo.
Passo a passo limpeza CIP:
Por últimos, vamos comentar sobre o CIP chamado “auto CIP” e CIP via estação.
Normalmente os equipamentos são limpos a partir do CIP proveniente de uma estação com tanques de preparo de água e detergente, trocador de calor, bombas e tubulações para envio e retorno do CIP. Que seria a estação CIP. O tamanho da estação depende do tamanho da planta, da distância entre as tubulações e complexidade de limpeza. O retorno de CIP é importante para reaproveitar a solução.
O design de uma estação CIP é determinado por muitos fatores como:
Mas, quando os equipamentos sujam muito, envolvem tratamentos térmicos elevados e/ou exige-se melhor processo de limpeza, o CIP é dosado diretamente no equipamento e essa solução de CIP é descartada. Esse processo é o auto CIP. Nesse caso a solução, após a limpeza é descartada. O equipamento é preenchido com água e um volume pré-calculado de concentrado de detergente é adicionado para atingir o ponto de ajuste de concentração desejado. O concentrado é dosado no objeto durante o tempo que leva para a água circular pelo objeto uma vez. O concentrado será então distribuído igualmente na água.
Plataforma que visa a conexão entre alunos e profissionais na área de alimentos. Com o objetivo de melhor preparar o aluno para o mercado de trabalho